Cidade: Irecê UF: Bahia Ano: 2009
Profª: Vera Lucia Vasconcelos Grupos 09 e 10
Turnos matutino e vespertino
Direção e Coordenação: Mª de Fátima e Alessandra Rodrigues
Duração: Anual
“Nunca se deve tirar o brinquedo de uma criança.” Mário Quintana ·
.
Filosofia enquanto disciplina ajuda a desenvolver o pensar também sobre o meio ambiente, fazendo com o que antes fosse “lixo”, transforme-se
Vivemos num mundo globlalizado com um grande número de de consumidores muitas vezes sem conhecimento da importancia do reaproveitamento do produto que descarta apos ser consumido . Consumimos um grande número de produtos que vem em embalagens descartáveis. A maior parte dos produtos são inutilizados e jogados fora. Costuma-se chamar de sucata esse material jogado no lixol,. Na realidade sucata é matéria-prima que pode e deve ser reaproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos, materiais pedagógicos e objetos de arte. Acreditando nesse pontovista, esse ano de 2009 pensei em conscientizar-me e conscientizar as crianças de 09 e 10 anos de idade da importancia do reaproveitamento do lixo reciclavel na criação de brinquedos nas aulas de Filosifia, haja vista que não administro aulas de Arte, embora observo a carência desse tipo de atividade com as crianças da escola, e por esse motivo resolvi desenvolver esse trabalho nas aulas de filosofia.
Objetivo geral: Transformar elementos aparentemente sem valor em objetivos ou representações significativas através do manuseio , criação e montagem de objetos variados.
Objetivos específicos
Levantamento de idéias e sugestões
Traçar o plano de ação por bimestre
Explicar os conceitos de “Redução, Reutilização e Reciclagem”.
Demonstrar a importância do reaproveitamento das embalagens de produtos industrializados.
Desenvolver campanha e gincanas de arrecadação do lixo reciclável e vendável
Construir os coletores com caixas de papelão.
Selecionar o lixo arrecadado nos coletores.
Transformar o lixo urbano em brinquedos de forma simples e criativa.
Materiais
Lixo reciclável
Tesouras
Cola cascolar
Cola quente e pistola
Arame
Cordão
Varal
Jornais e revistas
Verniz
Tinta de tecido
Sobras de papeis coloridos e EVA
Pedaços de madeiras
Sacos
Retalhos de pano
Pedaços de fita e lã
Seqüências didáticas
Interdisciplinar encaixando aulas de Português, matemática e Ciências.
Leituras informativas através de noticias, músicas, gibis e livros. (português)
Sensibilizar os alunos sobre como lidar com o lixo (ciências)
Relatos oral e escrito. (português)
Montagem de tabelas e desafios matemáticos (matemática)
Meta
Fazer amostra através dos trabalhos realizados no pátio da escola para os alunos pais e comunidade no geral.
Desenvolver parceria com empresas locais ( Embasa)
Metodologia
Em reunião com a turma dirigir uma conversa sobre o que podemos fazer para ter nossos brinquedos na sala já que a escola e os pais não podem comprar. Falar do projeto desenvolvido com a outra turma de 3ª serie do ano passado que através da vendagem de garrafas, latinhas, papelão conseguimos comprar gibis para o cantinho dos gibis. Após essa conversa pedir que falem as suas idéias e opiniões em relação a confecção dos brinquedos com o lixo reciclável e o que podemos fazer para conseguir o material. Listar com eles e elas objetos que possamos construir tanto para brincar como para ornamentar a sala e a casa. Montar Cronogramas para cada ação - Quem? Quando? Onde?Como? Com quem? Com o que? Para que?
Cantinhos das Crtiatividades
0 comentários:
Postar um comentário